Mamadeira

Há alguns meses atrás o papai Cris cismou que era hora da Mari largar a mamadeira, mas eu resisti à ideia. Não por causa da mamadeira, mas sim pelo leite.

Uma criança na idade da Mari precisa de uma dose diária de 500 a 600 ml de leite. Com a mamadeira a Mari sempre tomou essa quantidade de leite, o problema é que sem a mamadeira, ela não toma nem metade dessa dose diária recomendada, o que me traz preocupação.

Quando o pai dela decidiu tirar a mamadeira, fizemos um teste, ela ficou três dias sem a mamadeira e para ela foi normal, não chorou e não pediu a tal da mamadeira em nenhum momento. Mas para tomar o leite no copo (mesmo no copo de transição) não rolava. Ela tomava um pouquinho e largava, a gente insistia ela tomava mais um golinho e recusava totalmente o restante. Então, depois de provar ao pai que ainda não era o momento adequado para retirar o leite (nesse caso a mamadeira não era problema), voltei a dar a mamadeira e ela voltou a tomar bastante leite.

O tempo passou e semana passada li o que a Beta postou no blog da Gabi, que a Gabi tinha largado a mamadeira. Comentei com a Mari sobre isso e passou. Na sexta-feira passada eu fui dar a mamadeira para a Mari dormir e ela falou pra mim:

Mãe essa é a última vez que eu tomo leite na mamadeira, amanhã vou tomar no copo!

Eu conversei com ela, falei que ficava muito feliz com essa decisão, mas que ela precisaria tomar todo o leite do copo, que eu ficaria triste se ela não tomasse tudo, ela concordou, tomou a mamadeira e dormiu. No dia seguinte a primeira coisa que ela fez, foi pegar a mamadeira e jogar no lixo, isso tudo por iniciativa própria, sem que eu falasse nada. Eu fiz o leite no copo e dei pra ela, ela tomou tudo, mas não quer o copo de transição, nem o copo de canudo, quer o copo normal, porque já é uma moça.

Desde sábado nossa moça não toma mais mamadeira, não pediu mais. Tem vezes que enrola para tomar o leite todo do copo. Mas eu tenho feito algumas receitas que levam leite, vitaminas, para suprir o leite que ela não toma mais, por causa da mamadeira.

Como a Beta disse sabiamente, as crianças tem o tempo delas para passarem por todas as fases da vida. Isso acontece quando elas têm segurança em dar o próximo passo, cabe a nós os pais sabermos esperar com paciência e amor.

2 Comentários

Arquivado em Mariana, Trocando experiências

2 Respostas para “Mamadeira

  1. Aêê!!! Parabéns p/ mocinha Mari! Isso aí Mona é só substituir o leite por outros alimentos com o mesmo valor nutritivo. No tempo dela ela vai estar tomando o leite todo do copo.
    Bjs!

  2. Nossa, legal isso, de ela mesma ter tomado a decisão de parar com a mamadeira… tá crescendo! 😉

    Bjs

Deixe um comentário

