Volta as aulas

Na próxima segunda-feira minha princesa retorna as aulas, ela estava indo para escola, mas ficava somente na creche. Eles aprontaram muito nesse período de férias, ficaram muito na piscina e resultado foi uma gripe, que estou medicando e cuidando para que não ataque a bronquite.

Com o retorno as aulas vêm à compra do material escolar e ontem fui me aventurar nas papelarias atrás de preço. Foi uma aventura e tanto, eu sempre reclamo da falta de educação do carioca, mas ontem bateu todos os recordes. Várias mães enlouquecidas atrás de material para os seus rebentos, sem educação para pedir um “por favor” ou um “dá licença”, é vergonhoso. Depois reclamam de como os filhos não respeitam os pais, se os próprios pais não respeitam ninguém. Medo desse mundo, muito medo!

Voltando ao assunto da volta as aulas, esse ano minha princesa tá iniciando uma nova fase na sua vida acadêmica rumo à faculdade de medicina, hahahaha. Estou só brincando! O fato é que esse ano ela vai ter um livro (que é enorme, me assustei com o tamanho), terá dever de casa diariamente. Aquela história de brincar de aprender, meio que acaba agora. Agora teremos um pouco mais de obrigações, como um aquecimento para quando começar o ensino fundamental.

A Mari inicia o ano com 3 anos, mas toda a turminha dela já tem 4 anos. Agora vamos observar se ela vai conseguir acompanhar os amiguinhos mais velhos. Ela completa 4 anos em maio, mas nessa idade sabemos que dois ou três meses fazem a diferença no desenvolvimento da criança. Se ela acompanhar a turma, beleza! Vai assim até o final do ano. Se não acompanhar vamos deixá-la num ritmo mais lento. O que temos confiança de que não acontecerá, já que ela sabe muito mais coisas que crianças que já tem 4 ou 5 anos. Agora ela por conta própria já começou a juntar as letras para formar palavras e fica tentando ler certas coisas e palavras fáceis ela consegue, o que tem deixado eu e o pai de boca aberta.

Eu vou tentando me segurar para não apressar as coisas (se bem que tem gente que acha que eu já apressei, só porque desde o ano passado ela já sabe todas as letras). É importante que ela tenha vontade de aprender e corremos o perigo de chegar à sala de aula ela já saber as coisas e perder o interesse, por isso estou indo devagar com ela, parei de tentar ensiná-la as coisas, só respondo quando ela me pergunta. Vou deixar essa tarefa para a Tia Fabiana, já que eu tenho várias outras coisas para ensinar.

Falando em Tia Fabiana, a Mari estudou com ela no maternal e agora terá aulas novamente com ela no Pré-II. Mariana também está toda boba com o fato de agora estudar com os grandões e que não vai mais ficar na sala dos pequeninhos. Tá se sentindo toda importante. Uma figura! Quando viu o material que comprei, ficou toda feliz! Ajudou-me a etiquetar tudo com o seu nome e fica arrastando a mochila de rodinhas das Princesas pela casa, perguntando a todo instante que dia começam as aulas. Está morrendo de saudades dos amiguinhos, perguntando por todos e se eles estarão na escola na próxima segunda-feira, muito ansiosa!

Vamos ver como será essa nova adaptação da minha princesa, vida de criança é sempre assim: cheia de adaptações. Mas se tem uma coisa que aprendi é que tudo quando é feito com tranquilidade dá segurança para a criança e criança segura quase não sente nenhuma mudança, fica tudo muito natural. Enquanto isso nós vamos curtindo os últimos dias de férias, brincando bastante porque é disso que criança precisa.

2 Comentários

Arquivado em Mariana

2 Respostas para “Volta as aulas

  1. Ih, aqui a falta de educação também impera nessa época. Lembro-me de quando minha mãe saía pra comprar material pras meninas ou até mesmo quando eu comprava meus cadernos da faculdade. Um horror! Melhor é comprar antes, quando todo mundo está viajando. Ou esperar até março.

    Mari já sabe que vai cursar medicina? Acho que não vai rolar, viu! Médicas não pode ficar de rosa o tempo inteiro 😛 (Nota mental: Encontrar um vestido azul tão lindo a ponto de “mudar essa história”, kkkkkkkkkkkkkkkk.)

    Imagino a ansiedade dela pela volta às aulas. O Miguel vai estar lá? #nãoresisto
    Vai ter foto do primeiro dia? Quero veeeer!

    Bjos

  2. Aaah, que tempo bom… eu lembro de quando comprar material era uma festa, eu amava ver minhas tralhas novas: agenda, canetas, lápis, estojo, caderno, epor aí vai. Aliás, até hj ainda gosto, mas abafa! 😛

    Ela vai ser médica, é? Hmm, espero q ela fique feliz qd souber disso, rsrsrs…. ;P

    Bjs

Deixe um comentário

