Sobre críticas

Há algum tempo eu tinha falado aqui no blog sobre o meu problema em receber críticas. Todas as vezes que eu recebia um comentário crítico sobre as histórias que eu escrevo, eu ficava meio deprimida.

O negócio é um seguinte, eu quero sempre que todos gostem do que eu escrevo (isso é óbvio). Aliás, acho que todos devem querer a mesma coisa. Mas tenho plena consciência de que não vou agradar a todos. Por isso é muito legal escrever aqui e receber todos os comentários, sejam aqueles “bons” (que eu quero ouvir) e os “críticos”.

Nesse tempo que escrevo aqui e recebo esse retorno, vi o quão importante são os comentários críticos, são eles que me fazem ver onde estou errando e me fazem ter a vontade de melhorar cada vez mais. Tanto que a segunda história que comecei a escrever, já está bem melhor que a primeira. Isso é maravilhoso, saber que podemos melhorar sempre.

Outro dia li uma resenha da Fernanda sobre a Judith McNaught. A Nanda é fã dessa autora, mesmo assim o primeiro livro da autora ela não gostou. Achei esse fato fantástico, comprovar por alguém que tem muitos livros publicados, o quanto podemos melhorar nessa arte da escrita.

Depois de ter falado que eu não sabia receber críticas, liguei minha anteninha e fiquei atenta a todas as críticas. Vi o quanto elas são importantes, até mais do que os que falam que está tudo lindo e maravilhoso. É claro que eu quero sempre ler sobre o quanto vocês estão gostando da história, mas se me falarem onde errei e onde posso melhorar, serei tão agradecida quanto.

Esse post de hoje é mais uma constatação do que eu já sabia, mas ainda não tinha expressado em palavras. Eu tenho um marido muito crítico e que já tinha me falado diversas vezes o meu “problema” em não saber lidar com críticas. Mas ele me falou que eu melhorei muito nesse sentido 🙂

Claro que vendo que outras pessoas também não sabem lidar com críticas, vejo que eu sou normal, hahahahha. De uma coisa eu tenho certeza, se você não souber lidar com as críticas, não tenha nenhum trabalho público, porque as críticas virão. Se eu não souber lidar com elas é melhor me isolar do mundo. Isso vale pra mim e pra você.

Agora essas críticas no mundo cristão conseguem ser ainda piores. Porque a pessoa que está na igreja, ainda mais quando tem um “cargo”, vestem capas de “santos” e você não pode criticar a “florzinha de Jesus”, porque você está tocando num “ungido do Senhor”. Eu já passei por tantas situações dessas que me dá nojo, de verdade. Essa coisa de colocar Deus em tudo é outro fato que não consigo entender. Deus não disse para não chamar por seu nome em vão? (Exôdo 20.7 – Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão). Mas pra crente é tudo, exatamente tudo: “Que Deus tenha misericórdia”, “Eu vou orar para Deus abrir os seus olhos”, “Deus tá vendo” e por aí vai. Realmente é triste o cenário cristão. Agora entendo porque muitos seriam chamados e poucos escolhidos.

Eu quero seguir aprendendo a lidar com as críticas, já melhorei e quero melhorar ainda mais. Você que lê e acompanha as minhas histórias podem me criticar, dar toques, porque eu quero seguir melhorando e não atacando quem me critica, assim como fizeram comigo. (Aquele: “maliciosa”, ainda está entalado na minha garganta, fui julgada por algo que eu nem fiz, isso é grave.)

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Aprendiz de escritora, Eu

Uma resposta para “Sobre críticas

  1. Quando vi o título do post, desconfiei que tinha alguma coisa a ver com o “maliciosa”.

    Eu também não gosto desse negócio de ficar colocando Deus no meio de todos os problemas que a gente mesmo cria. Parecemos crianças mimadas com aquela de “ah, conta tudo pra sua mãe”. Sejamos adultos e humildes pra reconhecer que não somos perfeitos. As críticas virão e temos que saber recebê-las, filtrá-las e aperfeiçoar o nosso trabalho.

    Bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s