Educação

Eu sou uma paulistana morando no Rio de Janeiro a cinco anos.

Nesse período sempre observo as diferenças entre um e outro lugar. Eu amo São Paulo, é a cidade que acontece de um tudo, é lá que estão muitos dos meus amigos, e boa parte da minha família. Mas, o que mais amo em São Paulo é a educação das pessoas.

No Rio, eu amo o lazer, a beleza da cidade, aqui não ficamos escravos do trabalho como em São Paulo, e não há dúvidas que o carioca sabe “curtir” a vida. Mas, o que me entristece é a falta de educação.

Antes, que alguém me atire pedras, deixa-me explicar uma coisa: toda regra tem excessão. Em São Paulo existem mal-educados, e no Rio existem pessoas bem educadas. O que estou contando aqui são minhas experiências. Então, não se sintam ofendidos. E meu marido é carioca e minha filha também, ok?

Em São Paulo nunca entrei em uma loja, ou em um restaurante (até mesmo fast-foods) e fui mal atendida. A educação de quem está atendendo é sempre excepcional. Talvez os paulistanos nem saibam disso, porque é costume. Você sempre recebe um “bom dia, boa tarde ou boa noite. Posso ajudá-la(o)?” Sempre é tratado com respeito. Lá se leva a risca aquela conversa de “O cliente sempre tem razão”. E se você não agir assim, perde o cliente para o concorrente com toda certeza. Então, talvez o bom atendimento deva-se ao fato de não perder para a concorrência. Mas, diga-me se não é bom ser bem atendido, afinal você está pagando.

Aqui no Rio, na maioria das vezes é o oposto. Dificilmente você recebe um bom dia, e quando você cumprimenta, recebe um balanço de cabeça, e as vezes nem isso. Se a pessoa que está te atendendo precisar bater boca com você, pode ter certeza que ela vai fazer. Afinal, carioca não leva desaforo para casa. E olha que eu nem sou uma cliente tão exigente, só quero um pouquinho mais de educação. Eu poderia contar várias histórias que já aconteceram comigo, mas o post iria ficar enorme.

Minha filha tem dois anos e meio, aqui todos ficam impressionados com a educação dela. Qualquer coisa que você der na mão dela, será recebido com um “obrigada”, qualquer coisa que ela pedir para você, será seguido de um “por favor”. Se ela precisar passar e você estiver na frente ela vai te pedir “licença”. Em São Paulo, isso é tão comum, que ninguém acha impressionante, afinal isso é o mínimo de educação que se espera. Aqui, todos ficam boquiabertos com essas pequeninas demonstrações de educação de uma criança de dois anos e meio.

No final das contas eu amo esses dois lugares do mundo. Mas, será que custa ao carioca ser mais educado?

6 Comentários

Arquivado em Amenidades

6 Respostas para “Educação

  1. credo não sabia desta parte, alias infelismente eu ainda não conheço nenhum nem outro, mas sou loka pra fazer compras em SP e doida pra conhecer o Cristo Redentor!

    educação é sempre bom em qualquer lugar!

    big bjão!

  2. Quando estive no Rio eu não vi nada que me assustasse com relação a falta de educação. Pelo contrário, recebi até bastante atenção quando precisei pedir informações ou comprar alguma coisa. Talvez porque tenham percebido que sou mineira, nós já temos uma certa ‘fama’ de quietinhos e bem educados. Os cariocas costumam gostar dos mineiros.

    Bjos

  3. Iviany

    Se morasse em Tefé aí você veria o que é falta de educação e falta de respeito e péssimo atendimento. uma vez tive que gritar com um homem pra me dar licença, porque quando usei o por favor não adiantou. e não é que assim ele me deu licença.

  4. Manu

    Bom acho que a Região Norte é um pouco complicado de se falar, aqui em Manaus tb tem mta gente mal educada, voce nem imagina o quanto, não sou todos, mas infelizmente a maioria vence…..

    bjokas

    • simplesmentemonalisa

      Eu acho que essa questão de falta de educação está ficando generalizada, o que é uma pena, porque em vez das pessoas progredirem começam a regredir.
      Vamos continuar fazendo a nossa parte.
      Bjokas

Deixe um comentário

