Cartinha para Mari

Filhota, hoje me deu vontade de escrever para você.

No último dia 2 você completou dois anos e meio. E está cada vez mais mocinha. E eu me orgulho tanto. Às vezes eu nem acredito que já se passou tanto tempo desde que vi você pela primeira vez fora do barrigão.

DSC02513Outro dia você olhou uma foto minha, com a barriga quase explodindo e falou que você estava ali dentro. E eu te falei que nem acreditava que você tinha saído de dentro de mim. É um sentimento tão louco, é tanto amor, que nem dá para explicar. Tantas coisas acontecerão nesses dois anos e meio, que meus olhos enchem de lágrimas ao recordar.

DSC02527Seu nascimento, as primeiras horas, os dois primeiros dias no hospital. Depois, chegar em casa e ter que se descobrir mãe. Você foi muito paciente comigo. Não era chorona, e sempre foi bem dorminhoca. Enquanto neném quase não deu trabalho. Com um mês já dormia por toda a noite, o que me fazia descansar bem e estar pronta para você no dia seguinte. Te amamentar foi sempre muito bom. E você mamou por seis meses exclusivo, sem complemento nenhum, só o peitão da mamãe.

DSC03624Com seis meses você começou a experimentar outros sabores, mas sempre preferiu o meu peito a qualquer outra coisa. E mesmo a mamãe tendo voltado a trabalhar quando você tinha apenas dois meses, nós mantivemos a nossa ligação na amamentação. Mas, você também sempre foi boa de garfo e comia tudo o que oferecíamos de bom grado. Crescendo forte e saudável, sem precisar de nenhuma vitamina extra.

DSC03531Aos seis meses também fez sua estréia na praia. Viajamos para Arraial do Cabo e naquelas águas límpidas e calmas da Prainha, você deu o seu primeiro mergulho no mar. Brincou na areia branquinha (que quis colocar na boca e comer). E foi lá que eu vi o seu primeiro dentinho, um pontinho afiado branquinho sainda na sua gengiva banguela. Isso te deixou enjoadinha, mas nada que um nenê-dent e um mordedor geladinho não resolvessem.

DSC03966Quando você começou a engatinhar aos oito meses, vimos que a nossa dificuldade estava começando. Pois, desde cedo foi bem curiosa, e adorava mexer onde não podia. Até que aos dez meses nos deu o primeiro susto, caindo e cortando a boca, tendo que ir para emergência e levando pontos. Nessa hora eu daria tudo para estar no seu lugar, tirando toda a sua dor. Mas, fiquei firme ao seu lado em todo o momento.

princesaCom 1 aninho você teve sua festinha de aniversário, das princesas, porque você é nossa princesinha. E mesmo as pessoas falando que com um ano você não curtiria a festa, você curtiu sim. Adorou tudo, foi simpática com todos os seus convidados, indo no colo de todo mundo sem chorar para tirar fotos. Uma verdadeira princesa. 

O nosso período de amamentação também acabou quando você completou um ano. A mamãe ainda tinha muito leite, e foi uma pena não ter continuado com a amamentação. Mas, eu estava muito desgastada, trabalhava fora o dia todo, chegava cansada e você queria ficar pendurada no peito o tempo todo. Mas, não foi difícil acabarmos com esse período, você aceitou a mudança numa boa. Trocando o horário do peito por uma mamadeira, sem choros ou traumas.

DSC05086A queda que você teve atrasou um pouquinho os seus primeiros passos sozinha, acho que ficou traumatizada. Com 1 ano e 1 mês nosso sossego acabou, você desatou a andar por todos os lugares. Antes, disso só andava segurando nossa mão ou apoiando em algum móvel. E como sempre era muito curiosa, só queria mexer onde não podia.

Com 1 ano e 3 meses te tirei do berço. Você se pendurava e eu morria de medo que você fosse com a cabeça no chão, mesmo o berço estando super baixo, você arranjava um jeito de escalar a grade. Então, nessa idade você ganhou a sua caminha. E nela você podia subir e descer a hora que quisesse sem perigos. Eu e seu pai procuramos sempre deixar a casa o mais segura possível.

DSC05731Nessa idade você também foi para a escolinha. Antes, você ficava com a vovó para que eu trabalhasse, mas a vovó estava ficando muito cansada, e com o problema de coluna que ela tem, era bem desgastante. Então, colocamos você na escolinha no período integral. E você nunca nos deu trabalho para ficar lá. Sempre gostou muito. Mais uma vez se adaptou bem a uma mudança em sua rotina.

Você também sempre foi super tagarela, mas antes falava uma linguagem que apelidamos de “Marianês”, porque não entendíamos muitas coisas. E com mais ou menos um ano e meio despertou a falar mesmo e começamos a compreender o que dizia. Nessa idade começamos nossos primeiros diálogos, você respondendo corretamente as nossas perguntas. E com o passar do tempo foi só aprimorando essa linguagem.

Também começou a fazer pirracinhas, mas eu e seu pai nunca demos mole para você. Não obedeceu é cantinho do pensamento (que você odeia). Educar não é fácil, mas é extremamente necessário.

03012009082Nessa fase, você estava mais independente e fizemos algumas viagens. Você foi a primeira vez para São Paulo(fora da barriga), a cidade natal da mamãe. Conheceu a grande família Silva. Também passamos férias em Arraial do Cabo, e você nos acompanhou a primeira vez para ver a queima de fogos do Ano Novo, nas areias de Cabo Frio.

Acompanhar o seu aprendizado é muito bom. Com menos de dois anos, você já contava até vinte, e ainda contava até dez em inglês, além de se comunicar muito bem conosco.

DSC00865Sua festinha de dois anos foi da moranguinho, e foi você quem escolheu a “molanguinho”. E também curtiu muito sua festinha, sendo super simpática, e roubando brigadeiros na mesa, provando ser tão chocólatra como a mamãe.

E a cada dia você aprende mais coisas. Agora você já sabe todas as cores em português e em inglês. Além, de reconhecer todas as letras do alfabeto. A escola tem sido fundamental no seu desenvolvimento.

Depois que completou dois anos mudamos mais duas coisas, uma é que você não chupa mais chupeta. E outra é que você desfraldou, aliviando o bolso do papai e da mamãe. Agora podemos comprar outras coisas para você com o dinheiro das fraldas.

Você é uma garotinha muito sociável. Além de ser linda e meiga.

Estamos indo rumo aos seus três aninhos, e a cada dia que passa o meu bebê some, e vai aparecendo uma mocinha maravilhosa. Que tira muitos sorrisos dos meus lábios. E se eu encho os meus olhos de lágrimas ao me recordar disso tudo, pode crer que são lágrimas de alegria.

Nós (eu e seu pai) estamos te criando para ser independente e feliz. Mas, saiba que eu estarei sempre pronta para te ajudar quando você precisar. O que eu não quero nunca é viver a sua vida por você. Tem coisas que você descobrirá sozinha. Mas, por enquanto vamos viver no seu mundo cor-de-rosa, cheio de fantasias e histórias sem fim, porque é isso que toda criança merece.

DSC07498Filha eu te amo!

7 Comentários

Arquivado em Mariana

7 Respostas para “Cartinha para Mari

  1. É sempre bom nos permitirmos às nossas manifestações de amor.
    Cadinho RoCo

  2. Nossa amiga…
    Me emocionei com a retrospectiva de sua filha..
    parabéns!!!!
    Que Deus continue abençõando sua casa!!!!
    deus abençõe!
    bjs

  3. ai que chique, super lindo!
    fiquei me imaginando se fosse comigo, ainda não sou mae, mas sou loka pra ter um bebezinho, fico no espelho me imaginando com um barrigão!

    meu marido ainda não quer, então tenho que esperar né?

    vc ficou linda gravida, sua menina é lindissima!

    big bjão!

  4. Paula Massoca

    Lindo post amiga!!! Muito lindo mesmo!

    Beijos

  5. Olá Querida!!!!!!!!!!
    PAssando pra lhe desejar um maravilhoso final de semana!!!
    Fique com Deus e de um beijo em sua princesinha por mim!!!!
    Beijossssssssss

    ‘vc se tornou uma pessoa especial para mim’

    =D

  6. Que lindo!

    Adoro quando você conta histórias da Mari 🙂
    Lindas fotos!

    Bjim

  7. Nossa Mona! Que lindo!
    Também venho ensaiando uma carta para Arthur…
    Fico pensando em como isso será um tesouro no futuro deles…
    Bj grande

Deixe um comentário

